FIADOR OU CAUÇÃO? O QUE É E PORQUE É NECESSÁRIO NA LOCAÇÃO DE IMÓVEIS



FIADOR:


O meio mais tradicional de garantir o pagamento dos aluguéis e a conservação do imóvel é a apresentação de um fiador.Ele fica gravado no contrato como a pessoa que fica responsável pelas dívidas do locatário caso surja a inadimplência ou a necessidade de providenciar algum reparo.

O fiador deve possuir um imóvel em nome próprio e disposição para assumir o risco.São essas restrições, que muitas vezes, dificultam o processo para o locatário.


Embora essa modalidade de garantia possa parecer interessante tanto para o locador ( que terá a quem recorrer em caso de inadimplência) quanto para o inquilino ( que não precisará pagar taxas como garantia) ela também apresenta desvantagens para ambos como vamos ver a seguir:


* inquilino: após a apresentação de todos os documentos próprios e dos fiador , o inquilino precisará aguardar todo o processo de análise do perfil do fiador, para então, saber se teve a sua ficha aprovada - o que pode comprometer seus planos. Além disso existe o risco de desgastar o relacionamento com o seu fiador ( que costuma ser um parente ou amigo), em situações de inadimplências.


* locador: case o inquilino não pague o aluguel, o locador precisará recorrer a justiça ( que costuma demorar de 2 a 3 anos), para acertar as contas com o fiador.Além disso, o locador estará sujeito também a espera pela analise do perfil do fiador.


Diante principalmente dessas situações , é que se surge a necessidade de se pensar em outras formas para garantia.



Caução:


Basicamente o caução é uma garantia que o locador recebe que, mesmo sem a presença de um fiador, não terá prejuízo caso o inquilino se torne inadimplente. Vale ressaltar que tal garantia também pode cobrir danos que o inquilino eventualmente cause ao imóvel durante o período de vigência do contrato de locação. O caução é depositado numa conta poupança e será devolvida no final do contrato de locação, se não houvera necessidade de reparos do imóvel ou inadimplência no período da locação.





http://mustafaempreendimentos.com.br/









Comentários